Nasce José Fragelli, governador de Mato Grosso

 




Filho do médico e político Nicolau Fragelli, nasce em Corumbá, em 31 de dezembro de 1915, José Manoel Fontanilhas Fragelli. Advogado, promotor público em Campo Grande, José Fragelli iniciou na política em 1947, elegendo-se deputado estadual constituinte, pela UDN, União Democrática Nacional, destacando-se como parlamentar, líder da oposição ao governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. 

No governo seguinte, de Fernando Correa da Costa, foi secretário do Interior, Justiça e Finanças. Em 1954 elege-se deputado federal, tendo participado dos debates parlamentares do final da chamada era Vargas. Encerrado seu mandato federal, afasta-se da política e instala escritório de advocacia em Campo Grande. 

A 3 de outubro de 1970, por indicação da Arena, é escolhido para governar o Estado de Mato Grosso, em eleição indireta, substituindo ao governador Pedro Pedrossian, com quem rompe em seguida. 

Em 1978, na primeira eleição depois da divisão de Mato Grosso, candidata-se pelo Sul, a senador numa sub-legenda da Arena e, habilita-se à vaga de primeiro suplente, de acordo com a lei eleitoral vigente. Com o afastamento do titular, Pedro Pedrossian, que é nomeado para o governo do Estado, assume a vaga no Senado, chegando à presidência da Casa (1985/1987). Por alguns dias, na ausência do presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados, ocupou a presidência da República.

Deixando o Congresso, Fragelli aposentou-se da política e retornou ao seu refúgio em Aquidauana. Faleceu em Campo Grande em 30 de abril de 2010.


FONTE: Rubens de Mendonça, Dicionário Biográfico Mato-Grossense, edição do autor, Cuiabá, 1971, página 70

Comentários

  1. Poderia comentar também sobre o Secretariado do Governador José Fragelli, em cujo governo meu pai, o poeta Tertuliano Amarilha, exerceu o honroso cargo de Secretário Particular do Fragelli.
    Foi uma pena terem extinguido esse cargo, pois consta dos anais da história que o Imperador D.Pedro I, tinha seu Secretário Particular de Governo. Esse cargo se manteve até os dias atuais e foi extinto recentemente por políticos desprovidos de visão administrativa e desconhecedores da importância desse cargo no dia a dia da vida pública palaciana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Revolução de 32: trava-se a batalha de Porto Murtinho

Inaugurada a ponte ferroviária no rio Paraguai

Chacina na fazenda Conceição: polícia trucida 16 oposicionistas