Nomeado o primeiro governador de Mato Grosso
Criada em 9 de maio de 1748, dá-se a escolha pelo rei D. João V de Portugal, do primeiro mandatário da capitania de Mato Grosso recai sobre d. Antônio Rolim de Moura, conde de Azambuja, em 22 de setembro de 1748, através da seguinte carta patente:
Faço saber aos que esta minha carta patente virem, que tendo consideração às qualidades, merecimentos e serviços que concorrem na pessoa de D. Antônio Rolim de Moura e a que dará inteira satisfação a tudo o que for encarregado do meu serviço, conforme a confiança que dele faço:
Hei por bem de o nomear como pela presente nomeio no cargo de governador e capitão general da capitania de Mato Grosso, por tempo de três anos e o mais enquanto lhe não mandar sucessor, com o qual haverá o soldo de doze mil cruzados cada ano pago na forma de minhas ordens, e com o mesmo cargo gozará de todas as honras, poderes, mando, jurisdição e alçada que tem e de que usam os governadores do Rio de Janeiro e do mais que por minhas ordens e instruções lhe for concedido, com subordinação somente ao vice-rei e capitão-general de mar e terra do Estado do Brasil, como o tem os mais governadores dele.
Azambuja tomou posse em 12 de janeiro de 1751.
FONTE: Virgílio Correa Filho, História de Mato Grosso, Fundação Júlio Campos, Várzea Grande, 1994; Mato Grosso, Coeditora Brasílica, Rio de Janeiro, 1922; página 307 e 356
Comentários
Postar um comentário